Segmente sua lista

Hoje nós vamos falar de uma estratégia que nós usamos no Success Club International, que eu indico aos meus clientes e que é uma estratégia essencial se você não quer perder clientes potenciais e acabar nunca vendendo para eles!

Você sabe que todo negócio de sucesso tem um rio cheio de clientes potenciais. O trabalho número 1 para nós, empreendedoras, é implementar estratégias para criar esse rio cheio de clientes potenciais, que estão lá disponíveis, prontinhos para quando chegar a hora, eles levantarem a mão e dizerem: “SIM! eu quero o que você tem a oferecer, eu quero agora!”

É aí que eles passam de clientes potenciais a clientes ideais.

Este rio de clientes potenciais nós guardamos na nossa lista de clientes potenciais. Você pode ter uma lista no excel, ou no servidor de email-marketing.

Mas por que é importante você segmentar essas listas de clientes potenciais?
Vou te dar um exemplo. Nós temos uma cliente que possui 3 tipos de clientes ideais.
Os consumidores finais que compram dela diretamente. Esses vão para uma lista.
O segundo tipo de clientes que ela tem são distribuidores, que compram dela e revendem para lojas. Vão para outra lista.
O terceiro tipo de clientes são clientes que fazem treinamentos com ela, para aprender como ela faz o que ela faz. Estes vão para uma terceira lista.

Nós não podemos misturar esses clientes em uma mesma lista, não podemos nos dirigir a eles da mesma forma, por que eles têm propósitos e interesses diferentes.

O que acontece se você mistura?
A medida que envia informações que não são específicas para as pessoas, elas vão perdendo o interesse, pedem para não receber mais seus e-mails, algumas até fazem reclamações! Então você segmenta sua lista e quando você envia informações, dependendo de que você está oferecendo, você mandar para a lista que mais tem interesse e se beneficia daquela informação.

Qual é o impacto desta ação?
Aumenta o número de abertura de seus e-mails, mais pessoas leem e clicam para saber mais, você constrói mais relacionamento com seu público e aumenta a retenção.

De acordo com o e-marketing.com, 38% dos usuários de e-mail marketing segmentam listas para ter maior leitura de e-mails, menor número de solicitações de saída da lista e maior número de conexões feitas com os clientes.

Essa estratégia é muito útil porque as pessoas com as quais você se comunica melhor, apreciam mais o que você tem a oferecer, levantam a mão mais frequentemente para dizer “Eu quero!”, e até compram para outras pessoas!

Lembre-se de segmentar suas listas. Há várias maneiras de segmentar, hoje eu compartilhei uma forma muito simples. Agora me diga,

Como você pode segmentar sua base de dados neste momento? Qual é um segmento que você gostaria de implementar imediatamente?

Até nossa próxima conexão!
Muita energia de sucesso para você!

Simone Mitjans

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